terça-feira, 28 de outubro de 2008

Autor do mês: Alice Vieira

Ao longo deste mês, a autora de livros infantis Alice Vieira esteve em destaque, principalmente com o seu livro As moedas de ouro de Pinto Pintão. A partir deste livro, várias actividades foram realizadas, nomeadamente reconto oral, dramatização, passagem para BD e jogos, como podem ver no slide.


A alimentação


E porque imaginação não falta aos nossos meninos, estes ainda recriaram o poema de João Paulo S. Cardoso "Frutos com carências". Vejam alguns exemplos:

Perinhas
À espera de pinhas.
Uvas
À espera das chuvas.
Figos
À espera de amigos.
Amoras
À espera que passem as horas.
(...)
Pêssegos
À espera de morcegos.
Banana
À espera da amiga Fabiana.
Ananás
À espera de paz.
(...)
Ananás
À espera de um cabaz.
Quivi
À espera do que eu vi.
Anona
À espera de uma refilona.
(...)


Na semana em que se comemorou o Dia Mundial da Alimentação, os alunos desta escola ouviram duas histórias relacionadas com essa temática: Hansel e Gretel e A sopa de pedra. Depois, os maiores, partindo daquilo que deve ser uma alimentação saudável, recriaram a primeira história. Já os mais pequeninos criaram uma história intitulada Sami e os Alimentos.


terça-feira, 21 de outubro de 2008

Actividades de leitura

Porque o Outono já cá está...



Porque o Outono já cá está, depois de ouvirem alguns poemas alusivos à estação, os alunos da EB1/PE do Paul do Mar fizeram alguns cartazes, bem como puseram toda a sua criatividade a funcionar e criaram acrósticos referentes à estação.






quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Bem-vindos!


Olá! Bem-vindos ao blogue da biblioteca O Cantinho dos Mochos, da EB1/PE do Paul do Mar! Neste cantinho, vamos apresentar algumas actividades que são realizadas na nossa biblioteca ou que com ela se relacionem, nomeadamente intercâmbios com diversas escolas. Esperamos que gostem!